28 de maio de 2013

Primeira Meditação Mariana: Maria, Sinal da Salvação


Neste mês dedicado à Virgem Maria, proponho uma pequena meditação, tendo como intuito nos aproximar ainda mais da Virgem Santa de Nazaré. Como nem todos estão inclinados a acolher a presença materna da Mãe de Jesus, a nós que estamos, cabe um mergulho nas bases da nossa fé.
Um título dado à Virgem é Maria, Porta dos Céus. O que significa dizer que Maria é a Porta dos Céus? Como um ser humano pode ser a porta aberta aos céus? A resposta sempre será dada a partir do próprio Jesus de quem procede toda a Graça, todo Dom e toda Salvação!

A beleza da ação de Deus na vida da Virgem se encontra justamente no fato de tudo o que ela representa para nós, representa por estar associada com o Filho Eterno de Deus. Para fortalecer nossa pequena meditação, propomos o texto do Evangelho de Lucas em um paralelo com o de João, desta combinação nos provém uma maior profundidade do Mistério de Deus na vida da Virgem. Vejamos:

"O anjo, aproximando-se dela, disse: 'Alegre-se, Cheia de Graça! O Senhor está com você!' Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.Mas o anjo lhe disse: 'Não tenha medo, Maria; você encontrou Graça diante de Deus!" (Lc 1, 28-30)

A Alegria é a marca da Boa Nova. Com a Alegria começamos o Novo Testamento, uma nova etapa para a vida da humanidade. A plenitude dos tempos (Gl 4, 4)é a plenitude da alegria. No Nascimento de Jesus, o anúncio aos pastores está versado sobre a alegria. "Eu vos anuncio uma grande alegria: nasceu para vós um salvador!" Igualmente na Ressurreição reencontramos a Alegria que venceu a morte: "Os discípulos ficaram muito alegres porque viram o Senhor Ressuscitado!" No caso de Maria de Nazaré a alegria está associada com a Graça. Ela é a cheia de Graça! O Anjo manda que ela se alegre porque a alegria vem da Graça da qual ela está cheia, e a Graça consiste na presença de Deus com ela! A oração com a qual os Cristãos se dirigem a Maria traz justamente esta afirmação, Maria é cheia de Graça, mas esta Graça não lhe é um brilho próprio. Ela vem Daquele que tem a plenitude da Graça!  "E todos nós recebemos também da sua plenitude Graça sobre Graça. Porque a Lei nos foi dada por Moisés; a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo." (Jo 1, 16-17). 

Jesus, o doador da Graça faz de Maria a primeira salva. Então, o que significa dizer que Maria é cheia de Graça, senão afirmar que ela é a primeira salva?Dentre todas as criaturas desta terra, quem recebeu antecipadamente a Graça da Salvação senão aquela que se tornou mãe do Salvador? Sendo Maria a primeira salva pela presença de Jesus, ela se torna porta dos céus. Por meio do que aconteceu a Maria podemos vislumbrar a ação da Graça ofertada por Cristo e o futuro da humanidade reconciliada no amor. Maria nos mostra o futuro de cada um de nós, abre para nós as portas da eternidade porque sendo serva fiel e atenta à Palavra de Deus faz da sua vida sacramento, um sinal da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário