3 de janeiro de 2013

Algumas perguntas aos protestantes

É impossível a um crente na Sola Scriptura responder estas perguntas abaixo sem atestar uma autoridade extra-bíblica, pois nenhuma combinação de versículos provará a requerida informação.

Por favor, mostre o(s) versículo(s) que:
1- Dizem que Deus criou o mundo/universo a partir do nada.
2- Dizem que a Escritura é a única autoridade (isto é, não existe outra autoridade para compreender Deus/a salvação.
3- Dizem que a salvação é atingida somente pela fé.
4- Provam que a revelação de Jesus Cristo teve fim com a morte dos apóstolos.
5- Mostram a lista dos livros canônicos do Antigo Testamento.
6- Mostram a lista dos livros canônicos do Novo Testamento.
7- Expliquem a doutrina da Santíssima Trindade.
8- Dizem o nome do "discípulo amado".
9- Contenha o nome do autor do Evangelho de Mateus.
10- Contenha o nome do autor do Evangelho de Marcos.
11- Contenha o nome do autor do Evangelho de Lucas.
12- Contenha o nome do autor do Evangelho de João.
13- Contenha o nome do autor do Atos dos Apóstolos.
14- Diga que o Espírito Santo é uma das três pessoas da Santíssima Trindade.
15- Diga que Jesus é tanto Deus e homem desde o momento da sua concepção (isto é, como sabemos que sua divindade não fora infundida nele?) e/ou nos diga que Cristo é uma pessoa com duas naturezas, humana e divina e não somente outra combinação das duas em medidas desiguais (mais Deus que homem, mais homem que Deus).
16- Diz que Jesus Cristo tem a mesma substância de divindade que Deus-Pai.

Autor: Rondinelly Ribeiro
Fonte: www.veritatis.com.br

COMENTÁRIO:

A Bíblia e a Tradição Apostólica provém ambas de uma mesma fonte, os apóstolos e a Igreja primitiva. No desejo de rejeitarem a Igreja e os sucessores dos apóstolos, as seitas se apegaram unicamente a Bíblia, mutilando assim a revelação de Jesus Cristo. A pregação oral dos apóstolos e de seus sucessores foi a maneira ordinária (comum) de transmitir a fé as primeiras gerações cristãs. A Bíblia não é uma exposição sistemática de doutrina e teologia, não é um manual de fundar igrejas, sendo composta inclusive de alguns escritos ocasionais, ou "bilhetes":
"Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa." (2Ts 2,15)
"Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo,redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações." (2Cor 3,3)
"Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita." (2Jo 1,12)
"Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena." (3Jo 1,13)
"quem me dera estar agora convosco, para descobrir o tom* que convém à minha linguagem, visto que eu me encontro extremamente perplexo a vosso respeito." (Gl 4,20)
Obviamente não podem estar em contradição Bíblia e Tradição e ambas possuem para a Igreja o mesmo valor. Quando devidamente interpretadas conforme a linha recebida dos primeiros cristãos, não se encontram as tais proclamadas contradições. Espanta-se até os que estudam a patrística ao verem ali apresentadas as mesmas crenças e práticas católicas atuais. Tampouco é fonte de contradição a Bíblia não conter algo que a Tradição contém, pois a própria Bíblia declara não conter tudo (Jo 21,25).
A Tradição da Igreja dá corpo e forma a Bíblia, pois foi a Igreja que inerrantemente definiu os livros que a compõe. Dessa forma havia muitos livros apócrifos e até mesmo escritos por hereges que pretendiam se passar por escritos apostólicos. Negar a inerrância da Igreja Católica ao defini-los é conseqüentemente negar a inerrância e confiabilidade da Bíblia. Fato concreto e prático é a mesma não conter uma lista de livros inspirados. A Bíblia não contém seu próprio cânon. Aqueles que se arvoram em seu erro de conceder autoridade somente a Bíblia teriam que explicar de onde viria a autoridade que a definiu.
Assim muitas informações que temos sobre a Bíblia só chegaram a nós pela Santa Tradição Apostólica, guardada pela Igreja Católica. E não trata-se apenas de simples curiosidade, mas de informações fundamentais para a estruturação da Bíblia, pois sem isso poderíamos todos estarmos lendo algum livro de um herege falsamente se fazendo passar por Mateus por exemplo, no lugar de lermos o verdadeiro Evangelho segundo Mateus.
Quanto mais distante da Tradição mais se está distante da Igreja Primitiva. Assim se observa em heresias como as Testemunhas de Jeová (no entanto tão tolerados) que negam a divindade de Jesus; Mórmons e seu politeísmo, etc.
O texto acima demonstra de maneira clara a dependência da formação do livro que temos hoje por Bíblia, da Tradição guardada pela Igreja.

*Paulo demonstra o desejo de estar presente e não escrevendo para poder dar com seu tom de voz a interpretação correta de sua mensagem. Coisa que não é possível se fazer por escrito. Ainda mais que não existiam "caracteretas": :-) :-( >:-(

Nenhum comentário:

Postar um comentário