15 de janeiro de 2013

Aceitação Integral a Cristo

Se aceitamos a Cristo exclusivamente como Salvador, se tapamos a sua boca quando Êle nos vai doutrinar, se não Lhe damos outro direito senão o de estender os braços sobre a cruz e morrer por
nós, então é fácil lançarmos mão do Evangelho e fazermos a salvação do tamanho que a quisermos; mas se aceitamos a Cristo integralmente, se O deixamos falar como nosso Legislador, como nosso Mestre, como fundador da sua e nossa Igreja, logo chegaremos à conclusão de que para a salvação, é necessária:
- A observância dos mandamentos: " Se tu queres entrar na vida, guarde os mandamentos" (Mateus XIX-12);
- São necessárias as boas obras, como se deduz claramente da descrição do juízo final (Mateus XXV-81 a 46):
- É de grande importância a penitência: "ai de ti, Corozain; ai de ti, Betsaida; que se em Tiro e Sidônia se tivessem, obrado as maravilhas que se obraram entre vós, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos (Lc X-18 e 14)
- É preciso fazer sacrifícios e renúncias: ,Se Teu olho te escandaliza, arranca-o fora, melhor te é entrar no reino de Deus sem um olho, do que tendo dois, ser lançado ao fogo do inferno"(Mc IX-46) "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome sua Cruz cada dia e siga-me"(Lc IX - 23).
- É preciso orar para se obter a graça, pois sem a graça não se pode praticar a virtude: "Importa orar sempre e não cessar de o fazer". "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação"
- É preciso receber os sacramentos: "Quem, não renascer da Agua e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus". "Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue não tereis a vida em vós" (João VI-54). "Aos que vós perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e aos que vós os reterdes, ser-lhes-ão eles retidos (João xx-23) ;
- É preciso obedecer à lgreja: "Tudo o que ligares sobre a terra será ligado também nos Céus, e tudo o que desatares sôbre o terra será desatado também, nos Céus" (Mateus XVI-19), disse Jesus a Pedro, pedra da Igreja. E se não ouvir a, Igreja, tent-no por unv gentio ou unL gtublicano (Mateus xvrrr-17)
E veremos que, em vez desta salvação baratíssima, Êle nos prega uma salvação árdua e penosa: "Larga é a porta e espaçoso o caminho que guia, para a perdição e muitos são os que entram por ela. Que estreita é a porta, que apertado o caminho que guia para a vida e que poucos são os que acertam por ele (Mateus VII - 13,14)
Por que motivo então havemos de aceitar a Cristo como Aquêle quenos dá a salvação e não havemos de aceita-Lo como Aquêle que tem o direito de nos impor, de nos indicar as condições em que esta salvação é obtida?
Reduzindo a fé que salva à simples aceitação de Cristo como Salvador e ao mesmo tempo dando a cada um o direito de interpretar a Bíblia como bem entende, o Protestantismo abre o Céu de par em par a todos os hereges. Isto de doutrina, de ensinamentos de Cristo passa a ter muito pouca importância, cada um os aceita como acha mais conveniente; o que vale somente para a vida eterna é aceitar a Cristo como SALVADOR.
Como veremos mais adiante há, entre os protestantes, uns que negam a Santíssima Trindade e outros
que a admitem; uns que dizem que Jesus Cristo é Deus, e outros, que é um simples homem: uns que crêem na existência do inferno e outros que a rejeitam; uns que admitem a imortalidade da alma e outros que a negam; uns que crêem que Jesus está realmente presente na Eucaristia e outros que dizem que a Eucaristia não é mais do que pão e vinho; uns que batizam e outros que não batizam etc, etc.
Todos êstes entram de roldão no Céu. Pois a pergunta de ordem é somente esta: Aceitais a Cristo como vosso único e Suficiente Salvador, como vosso Salvador Pessoal? 
- Aceitamos - respondem todos.
Pois então, todos estais salvos.
Não se podia inventar uma doutrina que fôsse mais a gôsto para contentar a todos os hereges. Além disto (e a questão agora é com aqueles inúmeros protestantes que acham que aquele que aceitou a Cristo como Salvador já não se pode perder mais) perguntamos: "IJm homem se arrependeu de seus pecados e aceitou a Cristo como Salvador. De agora por diante, que homem vai ser êle? O mesmo homem combatido pelas paixões próprias e pelas tentações do inimigo, livre para pecar ou deixar de pecar - ou um homem impecável?
Cada um olhe sinceramente para si e veja se se tornou impecável, depois que aceitou a Cristo como Salvador... Se este homem depois peca, engolfa-se no pecado, não se arrepende mais, não quer mais emendar-se, como pode ter já neste mundo a salvação garantida? A salvação dada por Cristo será uma licença ampla para cada um fazer o que bem lhe apraz e ir para o Céu de qualquer jeito? Ou, por acaso, estão os protestantes confiados em que aquêle que pecava quando tinha medo da condenação eterna, agora espontaneamente, vai deixar de pecar, depois que se considera já com a salvação garantida? Isto seria ser ingênuo demais e não ter nenhum conhecimento do que é a nossa natureza humana.

Por Lucio Navarro 
Fonte: A Legítima Interpretação da Bíblia - Lúcio Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário