23 de dezembro de 2012

Eis-me aqui Senhor!

Homens e mulheres no decorrer dos séculos tem respondido generosamente o chamado de Deus a uma vida de contemplação, oração e trabalho.São os monges e monjas que atraídos pela vida de clausura vivendo em total abandono desse mundo partem para uma vida de silêncio onde buscam uma vida mais austera em contato com Deus sem dar atenções ao barulho do mundo exterior.
Assim como muitos homens tanto da Antiga e Nova aliança, eles vivem dentro de um mosteiro ou muitas vezes a sós buscam um deserto para ficar a sós num profundo mundo de meditação, contemplação e oração.Edificação da própria alma!
Em Oséias 2,16 Deus nos lembra nos dias atuais da necessidade que o homem tem de ir ao encontro Dele vivendo esse estilo de vida.É nesse modo de vida que o monge não se isola do mundo, não fica alienado, não está fugindo de nenhuma realidade ou problema, mas experimentando das delícias de um Deus que criou toda a beleza natural das coisas para que o homem sendo natureza humana participe e desfrute dessa obra magnífica de Deus através da vida monástica.É o encontro do homem com Deus falando coração a coração.
O monge torna-se privilegiado por Deus, não por benefícios humanos, mas por dizer NÃO as vantagens mundanas e dedicar sua vida inteiramente, sem reservas, a AMAR Deus.
"O monge faz sua e participa da missão de Cristo e da Igreja mediante sua doação pessoal a Deus e fidelidade à vida monástica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário