7 de novembro de 2012

A Solidariedade

Em maio de 2007 os Bispos da América Latina e do Caribe, reunidos em Aparecida do Norte, examinaram a situação de nossos povos. Entre as coisas lindas, encontraram a solidariedade: “Alegra-nos o profundo sentimento de solidariedade que caracteriza nossos povos e a prática de compartilhar e de ajuda mútua” (DA 99, g).
Uma das formas organizadas de solidariedade é a cooperativa. A cooperativa se define como “uma associação de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida”.
Aqui vão dois exemplos: As cooperativas de crédito, como o SICREDI e as cooperativas de profissões, como a dos médicos - UNIMED.
O que caracteriza estas formas de organização é a cultura da cooperação e de comunhão.
Calcula-se que dez por cento (10%) da riqueza do país (PIB) seja gestado por estas formas de cooperação. Mas “não só de pão vive o ser humano”.
Temos no Brasil o projeto “Igrejas Irmãs”. Nosso Bispo Dom Canísio está no Mato Grosso, em visita à nossa Igreja Irmã de SINOP. As dioceses com mais recursos humanos, especialmente padres e religiosos, ajudam as dioceses mais carentes. Neste caso a solidariedade se estende aos bens espirituais e pastorais.
É muito conhecido o que aconteceu ao militar Martinho: Em pleno inverno ele encontrou um pobre homem enrijecido de frio. Martinho não duvidou: desembainhou sua espada e cortou seu manto pela metade, dando uma parte ao pobre. De noite Jesus apareceu a Martinho, trajando o pedaço do manto dado ao pobre. “O que fizeste a um destes pequeninhos, a mim fizestes” (Mt 25,39).
Da solidariedade internacional depende a paz entre os povos. A organização das Nações Unidas (ONU) foi criada para esta finalidade. E a ONU ajuda a superar os conflitos, as guerras os crimes contra a humanidade. É a solidariedade globalizada.
A partilha, a cooperação, o serviço aos necessitados, a solidariedade desenvolvem o bem comum e a benção de Deus.
Dom Sinésio Bohn
Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul
CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário