5 de outubro de 2012

Igreja aceita cartão de crédito para pagamento de dízimo

Benefício, segundo o frei, facilita vida de fiéis e previne contra assaltos.
Devotos dispõem de até 5 bandeiras diferentes para realizar procedimento.
Paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia
(Foto: Divulgação/Paróquia São Francisco)
Inovando o sistema de pagamento de dízimo, a Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Universitário, em Goiânia, passou a receber, no dia 1º de junho, a décima parte dos salários dos devotos por meio de cartão de crédito. A medida, segundo o pároco frei Carlos Antônio da Silva, foi tomada após pesquisa que apontou que os membros da comunidade são favoráveis ao benefício.
“Os paroquianos têm pedido esse benefício desde o ano passado. Nós fizemos uma pesquisa de satisfação, com 25 questões sobre o atendimento da paróquia em geral, e observamos que principalmente as pessoas com mais de 50 anos preferiam realizar a devolução por meio de cartão, para facilitar”, explica o religioso.
Antes do novo sistema, os devotos realizavam o pagamento do dízimo por meio de carnê. Agora, os fiéis dispõem de até cinco bandeiras diferentes para realizar o pagamento no débito. Para o frei Carlos, o desejo dos devotos da paróquia, implantada na capital goiana há 55 anos, aumentou após um curso de inclusão digital.
Frei Carlos Antônio implantou sistema em Brasília
(Foto: Divulgação/Paróquia São Francisco)
“Nós oferecemos um curso de informática para os devotos e, principalmente os de mais idade, despertaram também para esse benefício, pois quase tudo hoje em dia é informatizado. Hoje, ninguém mais sai com dinheiro na rua, até para ir à padaria se usa cartão. Sem contar que os mais idosos, infelizmente, são mais vulneráveis a assaltos. É uma forma mais prática”, afirma o pároco Carlos Antônio.
Novidade
Em 2008, quando dirigia a Paróquia e Santuário Santo Antônio, em Brasília, o frei Carlos também implantou o sistema que permitiu o fiel realizar o pagamento do dízimo com cartão de crédito. “Lá o sistema foi bem aceito, até porque foram os próprios paroquianos que pediram também”, relata.
Na paróquia de Goiânia, ele ainda não teve uma resposta dos fiéis sobre o novo sistema, pois eles têm até o dia 15 para realizar a devolução da décima parte de seus salários. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Goiânia informou que é favorável ao novo modo de pagamento de dízimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário