24 de setembro de 2012

Papa Bento XVI entrega Exortação Apostólica para o Oriente Médio



'Possa a comunhão na fé, esperança e caridade ser reforçada nos vossos países e em cada comunidade ', exortou Bento XVI 

No final da Santa Missa celebrada na manhã deste domingo, 16, em Beirute, o Papa Bento XVI entregou a Exortação Apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente. Em seu discurso no ato da entrega, o Santo Padre disse esperar que o documento possa ser um guia para avançar nos caminhos por onde Cristo precede. 

Acesse

“Possa a comunhão na fé, esperança e caridade ser reforçada nos vossos países e em cada comunidade para dar credibilidade ao testemunho que prestais ao único que é Santo, Deus Uno e Trino, que Se fez próximo de cada homem”.
Ele disse que, com a entrega da exortação, inicia-se o estudo e assimilação por todos os protagonistas da Igreja, tanto os pastores quanto as pessoas consagradas e leigos. “...para que cada um encontre uma nova alegria em continuar a sua missão, sentindo-se encorajado e fortalecido a pôr em prática a mensagem de comunhão e testemunho apresentada sob os vários aspectos humanos, doutrinais, eclesiológicos, espirituais e pastorais desta Exortação”, disse o Papa.
Bento XVI encerrou exortando a Igreja no Oriente Médio a avançar na fé pelo caminho da resposta da humanidade à Revelação de Deus. “Encontra, na diversidade magnífica de santos que floresceram em ti, os exemplos e intercessores que hão-de inspirar a tua resposta ao apelo do Senhor a caminhar para a Jerusalém celeste, onde Deus enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos (cf. Ap 21, 4)”.
Após a Santa Missa, Bento XVI seguiu para um almoço com a Comitiva Papal na Nunciatura Apostólica em Harissa, onde se despediu da nunciatura. Depois, ele participou de um encontro ecumênico na sala de honra do Patriarcado Sírio-Católico de Charfet. Logo mais, às 12h30 (horário no Brasil, 18h30 no Líbano), será realizada a cerimônia de despedida, no Aeroporto Internacional Rafiq de Beirute, onde o Papa embarca para Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário