21 de julho de 2012

Pastoral da Comunicação



Graça e Paz!

Deus para cumprir seu desígnio de amor, enviou seu Filho Amado e este nos COMUNICOU que Deus é Pai e nos ama com tamanha intensidade a ponto de entregar seu Único Filho por cada um de nós. O Filho nos COMUNICOU o seu Espírito que vem aos nossos corações e nos ensina a chamar a Deus de Pai e mais ainda, Pai Nosso, sinal de que somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai que está nos céus.
O Espírito Santo é portanto, a comunicação amorosa entre Pai e Filho, COMUNICADA aos homens. Neste sentido, Deus se COMUNICA por primeira e a Fé é resposta do ser humano a este Deus que se revela, sendo esta resposta algo possível porque Deus mesmo COMUNICOU ao ser humano a capacidade de conhecê-lo. A comunicação é portanto, algo de essencial na vida. Em tudo nos comunicamos. Este processo de comunicação, em sua expressão humana, sofre alguns ruídos e a comunicação falha. Quando a comunicação falha, podemos perder coisas muito importantes. Por exemplo, consta que em 2009, mais precisamente no mês de novembro, foi retomada a edição do informativo Vida Partilhada. Mas este informativo não foi criado em 2009, foi RETOMADO, ou seja, já existia. Havia portanto, uma pequena equipe responsável por este informativo e esta foi substituida por outra e o Vida Partilhada foi substuído pelo blog da paróquia, inaugurado oficialmente no dia 19 de março de 2010, por ocasião da Solenidade de São José. Algumas pessoas permaneceram trabalhando, outras sairam, novos blogs surgiram e assim, o Vida Partilhada deixou de ser impresso. 
Vale salientar que existindo uma equipe que era responsável pelo Vida Partilhada desde o seu início esta caracteriza um serviço à comunicação dentro da Paróquia. Valendo salientar que o seminarista Erasmo, foi o idealizador do blog e seu administrador até a ocasião de sua saída. Depois a senha do blog foi compartilhada com alguns paroquianos, chegando ao número de três pessoas, supondo o trabalho já realizado por alguns destes, bem como a manifestação de habilidades na internet e fotografias. Supondo igualmente que nunca deixou de existir, não se faria necessária uma nova apresentação porque as pessoas se acostumaram a ver jovens com camisetas, ou identificação deste serviço. É ilógico querer reapresentar o que nunca deixou de existir (isto, é claro, levando em conta que todos saibam que as pastorais são maiores que as caras que a compõem, porque as pessoas vão se sucedendo e deixandos suas marcas).
Precisamos simplesmente de alguns ajustes e estes faremos agora a partir dos pontos que seguem:

1. A Paróquia tem oficialmente o seu blog, e uma equipe que alimenta este blog com textos e fotos, com avisos, etc. 
2. Por princípio, sendo um blog da Paróquia e lembrando que a Paróquia São Pedro e São Paulo tem nove comunidades, este é um espaço para comunicações da Paróquia inteira. Todavia, a participação de membros desta equipe em atividades das comunidades devem ser combinada com as comunidades em questão, ou mesmo com grupos em questão, sendo portanto, algo a ser acertado entre as comunidades e a equipe de comunicação. 
3. Todas as comunidades podem enviar seus avisos, sugestões, comunicar suas atividades mediante fotos e textos para os endereços eletrônicos disponibilizados no próprio blog paroquia. O blog é para todos.

Sem mais, que Deus abençoe a todos para que possamos COMUNICAR a novidade do Evangelho capaz de transformar vidas e renovar pessoas. 

Padre Dalmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário