3 de março de 2012

JMJ - O QUE É?



O QUE É A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ)?

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.
A Jornada Mundial da Juventude é uma festa de alegria. O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz.
"Uma Jornada da Juventude oferece ao jovem uma experiência viva de fé e comunhão, que o ajudará a enfrentar as questões profundas da vida e a assumir com responsabilidade o seu lugar na sociedade e na comunidade eclesial." (João Paulo II)


QUANDO ELAS OCORREM?

São celebradas todos os anos. A cada 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada (em 2013, no Rio de Janeiro-Brasil), na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as JMJ's são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Santo Padre sugere um tema, em 2013, no Rio, o tema será: "Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações", expressão baseada no evangelho segundo São Mateus 29:19.

O QUE ACONTECE NAS JMJ'S?

Durante as JMJ's acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

COMO AS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE COMEÇARAM?

Elas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II. As JMJ's foram sediadas todos os anos desde 1986 quando aconteceu o primeiro evento oficial em Roma.

ONDE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE FOI SEDIADA ANTERIORMENTE?

A Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney - Austrália (2008), Madri - Espanha (2011).

O maior encontro de todos os tempos teve lugar em 1995, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Manila(Filipinas): 4 milhões de jovens aplaudiram o Papa que evocava a relação com o próximo: "Sois capazes de oferecer vós mesmos, vossas forças e vossos talentos para o bem dos demais? Sois capazes de amar? Sim, vós sois. A Igreja e a sociedade podem colocar grandes esperanças em cada um de vós".

Texto pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário