21 de dezembro de 2011

APOSTILA DOS COROINHAS CAP. 11


Capítulo 11 – Eucaristia: Fundamentos Bíblicos e Teológicos

Origem

A celebração eucarística tem sua origem na última ceia de Jesus. No contexto da ceia pascal dos judeus, Jesus antecipa o dom total de si mesmo em sacrifício de redenção e institui o memorial da Nova Aliança.Jesus realiza ritualmente, isto é, por meio de rito, o que vai realizar na realidade (morte na cruz).
A ceia pascal dos judeus recordava o acontecimento mais importante do Antigo Testamento, ou seja à saída do povo da escravidão do Egito e a entrada na terra prometida. Essa recordação se fazia por meio de um banquete (ceia pascal) no qual de consumiam ervas amargas, pão e cordeiro, e se bebia vinho.

A instituição

Jesus convida seus discípulos para a ceia pascal e introduz aí um elemento novo: ele toma o pão, dá graças a Deus, parte o pão e o entrega aos seus discípulos, dizendo “ISTO É O MEU CORPO QUE SERÁ ENTREGUE POR VOCÊS.Façam isto em memória de mim”. Depois, toma o cálice com vinho, dá graças a Deus e entrega aos seus discípulos dizendo:

“ESTE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE.Todas as vezes que beberem dele, façam isto em memória de mim”
Analisando a instituição da eucaristia, quatro verbos que Jesus utiliza e que  constituem hoje a estrutura fundamental da celebração eucarística: Tomar, Dar Graças a Deus, Partir e Dar.
Tomar: apresentação das oferendas.
Dar Graças: oração eucarística.
Partir: fração do pão.
Dar: comunhão.
Este é o núcleo fundamental da celebração eucarística, desde sua origem.


Duas Mesas

No Evangelho segundo Lucas, encontra o episódio dos discípulos de Emaús (cf 24.13-33).Nesse relato é possível perceber que ao lado da mesa eucarística já havia a mesa da palavra.Temos portanto, os traços principais da atual celebração eucarística:

1ª Parte: Lucas 24.25: Jesus cita e explica as Escrituras (mesa da palavra).
2ª Parte: Lucas 24.30: Jesus toma o pão e abençoa, depois parte e distribui a eles (mesa da eucaristia)

Uma passagem dos Atos dos Apóstolos mostra como no tempo doa apóstolos já se abria espaço para a palavra de Deus, ao lado da fração do pão.Podemos dizer que são os rudimentos do que chamamos atualmente a mesa da palavra.
“No primeiro dia da semana (domingo), estávamos reunidos para a fração do pão.Paulo, devia partir no dia seguinte, dirigia  a palavra aos fieis, e prolongou o discurso até meia- noite.Havia muitas lâmpadas na sala superior, onde estávamos reunidos (...) Depois subiu novamente, partiu o pão e comeu.Ficou conversando com eles até de madrugada, e depois partiu” (Cf.Atos 20,7-8.11).

                                 Passagens que relatam a instituição da eucaristia:
             1Corintios 11.23-26; Lucas 22.14-26; Marcos 14.20-25; Mateus 26.26-29.
  

Nomes da Eucaristia


Ceia do Senhor: Este é considerado o temo mais antigo para designar a Eucaristia.

Encontra-se em 1Corointios 11.20


Fração do pão: Este termo encontra-se nas seguintes passagens do Novo Testamento: Lucas 24.35; Atos 2,42.46; 20,7.11; 27,35

Eucaristia: Este nome aparece na Didaqué 9-10.14.A Didaqué é um dos testemunhos mais antigos, provavelmente do fim do século I, sobre a vida da Igreja e a Eucaristia.

Sacrifício: Termo utilizado a partir do século III, que adquiriu grande importância na Idade Media.

Liturgia: (A partir do século IX): Antes significava o conjunto das ações litúrgicas ou o Oficio Divino.

Missa: Com o sentido de despedir,dispensar: o que se refere a uma parte (o final da celebração) passou a designar toda a celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário