24 de julho de 2011

O grão de Mostarda

Dos versículos 31-32 - Trata-se da expansão do Reino de Deus no mundo, através do anúncio do Evangelho. Começa como um pequenino grão, mas sob a ação do Espírito Santo vai alcançando todas as partes do globo. Mas esse grão é também o próprio Cristo que se dá na hóstia consagrada para o mundo. O Beato João Paulo II disse que essa parábola significa o “desenvolvimento do Reino de Deus na história do mundo. Resumindo o reino é o próprio Deus que se faz presente no meio de nós, através da hóstia consagrada, a Sagrada Eucaristia”.
O Papa Bento XVI também explicou dessa forma: “O Criador e Senhor de todas as coisas fez-se “grão de mostarda” para ser semeado na nossa terra, nos sulcos da nossa história; fez-se pão para ser repartido, partilhado, comido; fez-se nosso alimento para nos dar a vida, a sua própria vida divina. Nasceu em Belém, que em hebraico significa “Casa do pão”, e quando começou a pregar às multidões revelou que o Pai o tinha enviado ao mundo como “pão vivo que desceu dos céus”, como “pão da vida”.
Também o Cardeal Tarcisio Bertone disse: “Jesus, que se fez semente, o menor de todos os grãos, para entrar nas fibras mais íntimas da criação e da humanidade, e transformar o cosmos e a história a partir de dentro; Jesus, que se fez Ele mesmo fermento, a melhor de todas as leveduras, a fim de que a humanidade tenha vida, e a tenha em abundância ( Jo 10, 10) e cresça até atingir a medida da sua plena maturidade, até se tornar “morada de Deus entre os homens”. (Ap 21, 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário