17 de maio de 2011

A FÉ PARA TODO LAR CRISTÃO - SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO


14 - SANTIFICAÇÃO DO SÁBADO OU DOMINGO
OBJEÇÃO: A Bíblia ordena (Ex 20,8s): "Lembra-te de santificar o dia de Sábado". Por que, então, os católicos guardam o Domingo?
RESPOSTA: Em Mc 2, 27-28 afirma Jesus: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. Por isso o Filho do Homem é Senhor também do sábado." Sendo, pois, Senhor do sábado, Jesus transferiu a santificação deste dia para o Domingo, o dia da sua Ressurreição e da vinda do Espírito Santo à Igreja da Nova e Eterna Aliança, como o atesta toda a tradição cristã. (Mc 16,9 e At 2,1)
Provas indiretas da santificação do Domingo já no tempo dos Apóstolos achamos em At 20,7: "No primeiro dia da semana (domingo), estando nós reunidos para a fração do pão (santa missa) Paulo falava”.
Em I Cor 16,2: "No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte”.
No último livro da Bíblia, no Ap 1, 10 São João Evangelista já usa a nova denominação cristã, "Domingo" "Dia do Senhor", em lugar do judaico "primeiro dia da semana", ou do romano "dia do sol", testemunhando de que já naquela época os cristãos celebravam este dia, chamando-o de "Dia do Senhor  Ressuscitado".
Quase todos os biblistas estão de acordo com os cientistas, de que os sete dias bíblicos da criação, não eram 7 dias de 24 horas, mas 7 dias, épocas, de milhares de anos. E não existe povo ou cultura, que possa historicamente provar, qual dia da nossa semana era o 1° dia. O "sábado" bíblico, na língua hebraica, está relacionado com "descanso" e com "sétimo" dia. Daí a intenção do Autor da Bíblia era: ordenar à humanidade que trabalhasse durante seis dias e descansasse no sétimo, dedicando-o em sua honra. Por isso a Igreja Católica respeita os muçulmanos que celebram "o sétimo do descanso" na nossa Sexta-feira; como também os judeus que o celebram no sábado. Enquanto os cristãos, desde primeiro século, escolheram para o dia do descanso, o dia histórico de domingo, o dia da nova criação em honra do "novo Adão, Ressuscitado" Jesus Cristo.

3 comentários:

  1. Sim, Jesus é Senhor também do sábado, que foi feito por causa do homem! Amém! Mas quando ocorreu a mudança mesmo??? Desculpe, mas não foi evidenciado no texto do blog, e NEM NA BÍBLIA!!!

    Não preciso dizer muito, deixe que a Bíblia seja a intérprete de si mesma:

    "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler". Lucas 4:16 "E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado". Lucas 4:31 (Jesus, nosso exemplo, guardava o dia de sábado!)


    "Mas eles, atravessando de Pergue para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se". "Pois os que habitavam em Jerusalém e as suas autoridades, não conhecendo Jesus nem os ensinos dos profetas que se lêem todos os sábados..." "Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem as mesmas palavras". "No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus". Atos 13:14, 27, 42 e 44. "No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido". Atos 16:13 "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras". Atos 17:2 "E todos os sábados discorria nas sinagogas, persuadindo tanto judeus como gregos". Atos 18:4. (Os discípulos e o apóstolo Paulo também guardavam o dia de sábado, mesmo após a morte de Jesus!).

    "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus." Mateus 5:17-19. (Jesus deixou bem claro que ele não veio abolir a própria Lei!).

    "De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom." Romanos 7:12.

    "Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei." Romanos 3:31.

    "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai e eu também o amarei e me manifestarei a ele". "Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço". João 13:21 e 14:10.

    "Aquele que diz: eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade". I João 2:4.

    "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade." Tiago 2:10-12. (Precisamos estar em dias com TODA a Lei de Deus, pois seremos julgados por ela. Tiago deixou bem claro de que Lei se tratava, dando outros 2 mandamentos!).

    "Portanto, resta um repouso sabático para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas. Esforcemo-nos, pois, para entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência". Hebreus 4:9-11.

    "Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus." Apocalipse 14:12

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. O fato é que Jesus ressuscitou no DOMINGO, se cumpriu toda a lei, Ele é o Senhor. Por isso o domingo é o dia do Senhor. Tem isso na sua Bíblia? Ou será que Jesus ressuscitou no sábado segundo a sua Bíblia? Certamente não para nós, então não há o que se discutir.

    ResponderExcluir
  3. Amigos,

    Jesus ressussitou no domingo sim, com toda certeza! Mas o que isso tem a ver com a guarda do sábado ou do domingo?

    O fato é simples, Deus deixou bem claro em Sua Lei o dia que ele queria que fosse guardado (o sábado), e ainda explicou o porquê; escreveu com Seu próprio dedo em tábuas de pedra; descansou no sétimo dia da criação; Jesus e os apóstolos guardavam o sábado...

    Jesus disse que não mudaria a Lei (Mateus 5:17), mas supondo que a mudasse, será que Ele não deixaria isso bem claro, como fez em relação ao sábado? Qual a razão para se mudar o dia de guarda que foi instituído desde a fundação do mundo?

    O fato de Jesus ter ressussitado no domingo em nada intefere no dia de guarda, pelo contrário, reafirma, pois Ele, mesmo morto, descansou no sábado!!!

    Enfim, a Bíblia é clara em relação à guarda do sábado somente, não há como negar! O domingo é uma instituição católica, mudada pelo homem, não por Deus, instituído em 327 d.C. por Constantino. O próprio Catecismo da Igreja Católica afirma isso, então realmente não há o que discutir.

    Atos 5:29 "Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens."

    ResponderExcluir