21 de maio de 2011

A FÉ PARA TODO LAR CRISTÃO - ESPIRITISMO E CRISTIANISMO


18 - ESPIRITISMO E CRISTIANISMO
PERGUNTA: Pode um cristão ser espírita ou umbandista e freqüentar suas sessões?
RESPOSTA: Não!
a) O espiritismo nega 40 verdades essenciais da doutrina cristã; ensina reencarnação; afirma a aparição dos espíritos do além, evocados pelos médiuns, e ensina muitas outras heresias opostas à doutrina cristã, negando principalmente o poder salvador de Jesus Cristo.
Falando mesmo de Santos, de caridade, de oração e boas obras, o espiritismo segue apenas as orientações de seu codificador, Allan Kardec, que (no seu livro de Médiuns, 2ª edição, pág. 336) recomenda iludir os cristãos aceitando no começo suas convicções para depois pouco a pouco lhas tirar.
Já o famoso escritor do espiritismo no Brasil, Dr. Carlos Imbassahy, escreve claramente; "Nem a Bíblia prova (para nós) coisa alguma. O espiritismo não é um ramo do cristianismo, como as demais seitas cristãs. Não assenta seus princípios nas Escrituras (Sagradas). A nossa base é o ensino dos espíritos. Daí o nome espiritismo." (À margem do espiritismo, pág.219).
Daí vale para os cristãos a advertência de Jesus: "Cuidai-vos dos falsos profetas que se apresentam em pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes.” (Mt 7,15).
b) O que diz a Bíblia sobre as práticas espíritas?
RESPOSTA: Lemos em Dt 18,9-14: "Não se achará no meio de ti quem pratique a adivinhação, o sortilégio, a magia, o espiritismo, a evocação dos mortos: porque todo homem que fizer tais coisas constitui uma abominação para o Senhor.”.
Lv 20,6-27: "Se uma pessoa recorrer aos espíritas, adivinhos, para andar atrás deles, voltarei minha face contra essa pessoa e a exterminarei do meio do meu povo." "Qualquer mulher ou homem que evocar espíritos, será punido de morte.”.
c) Nas sessões espíritas, há realmente contatos com os espíritos do além?
RESPOSTA: Não! Eis um de muitos exemplos. Uma senhora nascida na Argentina, mas residente, há anos em Curitiba, narra o seguinte:
"Faz alguns anos morreu minha filha. Os espíritas me procuraram, prometendo-me que me poriam em comunicação com ela. Eu, aflitíssima como estava, aceitei e fui à sessão. Quando o chefe dos trabalhos me anunciou a presença dela, comecei, é claro, a falar em espanhol, língua essa que, em casa, nos era mais familiar. Mas para meu grande desapontamento, minha filha havia esquecido o espanhol e somente sabia falar em português. Minha decepção cresceu de ponto, atingindo o clímax, quando pedi que ela me dissesse, para maior garantia de identificação, o apelido que ela tinha em casa. Até seu próprio apelido ela havia esquecido. Isto era demais. Levantei-me indignada, lançando em rosto dos responsáveis pela sessão, essa verdadeira palhaçada que estavam cometendo comigo. Em conseqüência disso, não quero nem falar em Espiritismo."
A revista norte-americana , "Womans Companion", para experimentar a veracidade ou mentira dos médiuns espíritas, inventou uma história sobre um tal soldado George Bertlett de 27 anos, falecido na invasão de Okinawa, que deixou a viúva, Bárbara, com dois filhos e 5.000 dólares.
Agora os repórteres desta revista, disfarçados, perguntaram a 20 diferentes médiuns espíritas, em nome da viúva Bárbara: O que devia fazer com os 5.000 dólares; e se devia casar-se novamente, com um funcionário do banco e ir morar em Nova York.
A resposta dos médiuns eram todas diferentes, às vezes contraditórias e fantásticas. Mas nenhum médium declarou: "Não consigo comunicar-se com o espírito de seu marido, porque este não existe, nem a inventada viúva Bárbara!" E só esta resposta teria sido a verdadeira!

6 comentários:

  1. A lei do AMOR EM SUA VERDADE TRAZ CONFORTO,COMPAIXÃO,JUSTIÇA,ABNEGAÇÃO,TOLERANCIA E ACIMA DE TUDO, QUERER O BEM DO OUTRO INDEPENDENTE DE SUA ORIGEM. Intão ao invez de ficar criticando e julgando oq é melhor para cada um em suas crenças e afinidades, comecem a colocar a lei do amor em pratica dizendo ao leitores, meus irmão perante a DEUS respeitamos e amamos todos independente de suas crenças, pois sabemos que a religião tem partidas diferentes e fins iguais que ambos desembocam no AMOR. Abraço de um espirita !

    ResponderExcluir
  2. O grande problemas dos homens é a forma que eles interpretam as coisas deste mundo, tudo que é visto analisado estudado e interpretado com fanatismo, gera preconceito e conflitos, o amor em si não tem nada disso tem apenas querer o bem e tolerar, sou espirita e aprendi que amar é abraça o irmão independete da da situação, estendendo a mão e orando por ele, que a paz e o amor esteja com todos nós meus irmão queridos.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas tem medo do que não conhecem. Sim há pessoas que evocam espíritos e o fazem de má fé para se aproveitar dos outros, mas estes não são espíritas apenas dizem ser. Assim como na igreja católica e em tantas outras religiões existem pessoas de má fé. É injusto criticar o espiritismo sem ao menos conhecê-lo, primeiro olhe a tua casa, antes de falar das outras. A única coisa que Deus falou foi que amássemos uns aos outros assim como ele nos amou e sempre amará! E amar no sentido de respeitar, é o mínimo que se deve fazer respeitar.

    ResponderExcluir
  4. Será que isso foi a única coisa que Deus disse? E quem aqui está desrespeitando quem? Não é porque estamos esclarecendo fatos que estamos dizendo que não respeitamos os outros. Deus também disse que era abominação usar de adivinhação e evocar espíritos, esses que o fazem não são espíritas? E são o que então?
    Não que as novelas sejam a principal fonte de conhecimento, mas elas mostram o espiritismo como religião que se comunica com os mortos e o meio espírita nunca disse o contrário à sociedade. Parece aceitar como são mostrados nas novelas, então estes que evocam também são espíritas.

    ResponderExcluir
  5. O amor justifica muitas coisas. Mas daí justificar o desrespeito à Deus. Seria bom usarem um argumento mais convincente.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. O termo Espiritismo e espírita foram criados por Allan Kardec na metade do século XIX... a Bíblia (o antigo testamento)é muito anterior à vinda do Mestre.
    Como explicar a existência daqueles termos (Espiritismo e espírita) na Bíblia? Não justifica dizer que é atualização terminólogica.
    Abcs fraternos.

    ResponderExcluir