23 de março de 2011

A VIA SACRA DEMORA MUITO?


A nossa Paróquia vem realizando todas as sextas feiras do período quaresmal a Via Sacra. O que significa mesmo esta caminhada? A Via Sacra é um exercício ESPIRITUAL proposto para que os fiéis caminhando em ORAÇÃO possam MEDITAR sobre o significado da Paixão redentora de Jesus e nossa adesão à sua pessoa que deseja fazer novas todas as coisas. Como exercício espiritual consiste em uma expressão de fé e compreensão da presença viva e salvadora do Filho Eterno de Deus. Este é um momento para que nós possamos REFLETIR sobre o amor de Deus por cada um de nós. Compreende quatorze estações ou etapas, nas quais se atravessa passo a passo a salvação concedida por Deus. É um momento de ORAÇÃO e não de bate papo. É um momento de crescimento na fé e não de comodismo. É um momento de associação da nossa vida com a vida de Jesus.
A Via Sacra é também um grande e oportuno momento para um exame de consciência porque muitas vezes estamos acostumados e ACOMODADOS com o nosso pecado, esquecendo que Cristo fez um trajeto de dor e sofrimento para nos redimir, assumindo sobre si a culpa que era nossa! É um convite especial para uma caminhada em torno da própria vida que se deseja iluminar pela vida de Jesus e como é participação e MEDITAÇÃO do Mistério de Cristo, NÃO TEM PRESSA! Se não estivermos dispostos a entregar nosso tempo a Cristo, não precisamos entregar migalhas. Cristo é exigente porque o amor exige!
Ninguém reclama do horário de novelas, não se reclama das filas quando estamos viajando ou comprando ingressos no cinema. Ninguém reclama porque vai chegar tarde em casa depois das festa. Parece que ainda temos muito que aprender sobre o tempo que entregamos a Deus. Portanto, roguemos a Cristo que nos ensine que é seguindo a Ele com nossa cruz que poderemos ser salvos! Se rezarmos mais poderemos ouvir melhor o que Deus tem a nos dizer por meio da cruz de seu Filho amado, que em silêncio e profunda resignação entregou sua vida para redimir a nossa!
Se nos entregarmos mais à oração lembraremos que na sua via sacra, o FIlho de Deus caminhou entre insultos e pancadas, sobrecarregado com o peso da cruz dos pecados do  mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário