7 de março de 2009

SÃO TARCÍSIO - O PADROEIRO DOS COROINHAS


 Muito pouco se sabe da vida de São Tarcísio. Mas os fatos os quais temos conhecimento nos mostram sua grande alma. Tarcísio era coroinha da Igreja na época do Império Romano, no século III. Ele acompanhava o papa Sisto II na missa (esse papa morreria, por ser cristão, em torno do ano 258). Nessa época, celebrava-se a Eucaristia embaixo da terra, nas catacumbas (cemitérios), devido à perseguição do imperador romano, Valeriano.
 Devida a essa perseguição os cristãos eram lançados às prisões, sendo quase sempre mortos depois, costumava-se levar-lhe a comunhão às escondidas, para que não desanimassem nem perdessem a fé. Quem fazia isso eram os diáconos.
 Um dia, às vésperas do martírio de um grande grupo de cristãos, o papa Sisto II não sabia quem mandar para levar a Comunhão na prisão, pois seus diáconos também estavam presos. Foi então que o coroinha Tarcísio, com apenas 12 anos, se ofereceu. Todos disseram que poderia ser morto, mas ele argumentou que ninguém desconfiaria de uma criança. Afirmou ainda que preferia morrer, a entregar a Eucaristia aos pagãos romanos.
 Diante disso, foi aceito. Passando por uma estrada chamada Via Ápia, alguns rapazes vendo o modo cauteloso como Tarcísio segurava algo sob a roupa, tentaram saber o que era. Como se recusou a mostrar-lhe, apedrejaram-no até a morte. Quando foram procurar o que Tarcísio levava, as hóstias haviam sumido misteriosamente. Um soldado cristão viu Tarcísio caído e o levou às catacumbas, onde foi sepultado. Desde o início, Tarcísio foi venerado como exemplo de santidade. É, como dissemos, o padroeiro dos Coroinhas.

Um comentário: