17 de março de 2009

COROINHAS E ACÓLITOS: MINISTÉRIOS DIFERENTES, DEDICAÇÃO IGUAL

Embora seja muito comum, em diversas paróquias, a existência de coroinhas e acólitos, isto não pode ser considerado completamente real, uma vez que há diferenças entre os ministérios de coroinhas e de acólitos. Essas diferenças serão esclarecidas nas próximas linhas.

A Instrução Geral do Missal Romano define o acólito como um ministro instituído para o serviço do altar, assistindo o sacerdote e o diácono. Tendo ele como principais competências a preparação do altar e dos vasos sagrados além de, se necessária, a distribuição da Eucaristia aos fiéis, da qual é ministro extraordinário.


Utilizando esta definição, pode-se perceber que já há uma função a mais, a de ministro extraordinário da Comunhão Eucarística. Assim sendo, os acólitos têm a competência de distribuir a Sagrada Eucaristia, competência esta que os coroinhas não possuem.

Por regra, o acólito é homem, e em geral, um seminarista almejando o sacerdócio, embora o bispo diocesano possa designar qualquer leigo para o serviço. Portanto, ao invés de designar acólitos os coroinhas de maior idade e com mais experiência, convém denominá-los “cerimoniários”.

A palavra “coroinha” vem do latim pueri chori, “menino do coro”. Não há concordância sobre como o termo tornou-se a designação dos que servem ao altar. Acredita-se que seja em razão dos sacerdotes, em tempos mais remotos, chamarem os meninos do coro para ajudá-lo no serviço do altar.
Há ainda aqueles que desconsideram o ministério dos coroinhas, unificando-o com o do acolitato. Apesar de parecidos os ministérios, ainda apresentam algumas diferenças.

O termo “coroinha” já pode ser considerado oficial, uma vez que apareceu no Redemptiones Sacramentum, documento publicado pela Santa Sé em 2004. Nesse documento, a Igreja considera louvável o costume de jovens e crianças realizarem um serviço junto ao altar, similar ao dos acólitos, permitindo, ainda, que esse serviço seja realizado por mulheres.

Conclui-se, portanto, que, sim, há diferenças entre o ministério dos coroinhas e dos acólitos. O serviço ao altar é dos acólitos, mas na impossibilidade de todas as paróquias terem quantidade suficiente desses ministros, são encarregados, praticamente com as mesmas designações, os coroinhas. Destes, ao longo dos séculos, têm surgido um número considerável de ministros consagrados.

23 comentários:

  1. gostei tirei minha duvida , sou coroinha da paroquia nossa senhora das graças, xerem

    ResponderExcluir
  2. seja sempre bem vindo(a)!
    GCSA

    ResponderExcluir
  3. gostei eu sou coroinha da comunidade de são francisco mas eu quero ser acólito

    ResponderExcluir
  4. Qualque pessoa pode ser acolito? ele é ordenado acolito pelo o bispo?

    ResponderExcluir
  5. É, ele é ordenado pelo Bispo! E como diz o texto: "Por regra, o acólito é homem, e em geral, um seminarista almejando o sacerdócio, embora o bispo diocesano possa designar qualquer leigo para o serviço. Portanto, ao invés de designar acólitos os coroinhas de maior idade e com mais experiência, convém denominá-los 'cerimoniários'."

    ResponderExcluir
  6. agora eu entedi a diferença do acolito para o coroinha.Sou coroinha da diocese de Bacabal -Ma há 3 anos e gosto muito de servir ao altar e ao senhor.Isabella Georgiana/11anos

    ResponderExcluir
  7. tirei minha duvida, sou coroinha da paróquia de santo Amaro -Jaboatão-PE e tenho vontade de ser padre então talvez eu seja acolito por isso tinha duvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Tirei minha dúvida, mais eu não sou coroinha nem ácolito, sou menina e queria ser coroinha ou acólita, mais na minha diocese não é permitido meninas :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação, o padre da minha paróquia disse que as meninas tem que ser Filhas de Maria, que seria, um coral de meninas que tambem ajudam no altar.

      Excluir
    2. pode ser sim coroinha mas acolita não.

      Excluir
  9. Durante trê anos fui luno da Escola Diacoal São Lourenço, Arquidiocese de Marian/MG. No término deste não fui considerado apto para exercer o citado ministério e fui instituido como acólto. Gostaria de saber um pouco mais a respeito deste ministério e se ainda poderei ser ordenado.
    Francisco Carlos de Assis Gomes - carlosassis.1957@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. gostei muito agora tirei minhas dúvidas e sou coordenador do grupo ak de pirapemas diocese de coroatá da paroquia nossa senhora da conceição.

    ResponderExcluir
  11. sou coroinha da Paroquia nossa senhora Aparecida desejo ser sacerdote mais antes acolito

    ResponderExcluir
  12. Sou coroinha tenho muito orgulho de falar que sou COROINHA na Capela Nossa Senhora da Misericórdia Campo Grande (MS) Mato Grosso do Sul, tirei minha dúvida muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Na minha Paroquia fui ordenado acólito, mas com pouca informação, por exemplo, não sou ministro extraordinário, me ensinaram como utilizar o Missal, mas não uso, basicamente não faço o que um acólito deveria fazer, apenas trocaram a cor da minha túnica.

    ResponderExcluir
  14. Sou Acolito...e na minha paróquia existe uma GRANDE diferença entre Acólitos e coroinhas...o acolito manda nos coroinhas e marianinhas e eles obedecem....!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou coroinha da paroquia de santo antonio- y

    ResponderExcluir
  16. eu sou coordenador da paroquia de Santo Antônio de yxyyxyxy o padre não exige muito do GRUPO PRA ELE NÃO TEM MENOR IMPORTÂNCIA .A DIOCESE NÃO FAZ NENHUM EVENTO DE FORMAÇÃO E ANIMAÇÃO. COROINHA PODE SER VISTO COMO MEMBRO IMPORTANTE NA COMUNIDADE QUERO UMA RESPOSTA POS NÃO POSSIVEL COLOCAR INTERROGAÇÃO TECLADO QUEBRADO

    ResponderExcluir
  17. tirei minhas duvidas, legal gostei a mt tempo que estava com essa duvida. vlw
    Sou coroinha da paroquia nossa senhora da conceição no conj.ceará

    ResponderExcluir
  18. Meninas n podem ser acólitos pq ??

    ResponderExcluir
  19. Paz e bem eu sou acolito de tacima Paraíba

    ResponderExcluir
  20. Paz e bem eu sou acolito de tacima Paraíba

    ResponderExcluir
  21. Eu sou acolito a 2 anos e a diferenca de coroinha pra acolito e que o coroinha serve o padre e noz alcilia os coroinhas a servi o padre noz serve o padre a paroquia

    ResponderExcluir